
Neste tempo de crise e pandemia de COVID-19, nós temos visto muitas noticias a respeito de algumas pessoas que estão abandonando seus animais na rua com um medo pavoroso de que eles possam transmitir esse vírus a espécie humana. Medo esse que é um tanto sem sentido, visto que mesmo animais de estimação sendo expostos ao coronavírus, não podem contrai-lo. Dai você me diz “mas eu vi que os animais também tem coronavírus”; sim, animais também tem coronavírus, a diferença é que eles são de espécies distintas. Vou te explicar melhor a seguir.
Primeiramente, chamar algo de vírus não significa que eles são todos a mesma coisa. Nas aulas de biologia da escola, você deve ter aprendido que existem reinos que tem várias subdivisões. Como neste quadro a seguir:


Fonte: https://www.slideshare.net/FabianoReis/taxonomia-19854856/2
Então, existe a família Coronaviridae, que engloba os gêneros que vamos explicar aqui: o alphacoronavírus e o betacoronavírus. Dentro do gênero alphacoronavírus temos espécies, uma espécie é o coronavírus do cão e a outra espécie é o coronavírus do gato. Já no beta, temos todos os coronaviridae que afetaram e ainda afetam a espécie humana (o ser humano), incluindo este novo COVID-19. Tipo este quadro:

Quando falamos do coronavirus canino, nós temos um vírus que pode causar infeções em qualquer cão, embora os cachorros sejam os mais afetados visto que o seu sistema imunológico e aparelho digestivo são, ainda, muito jovens, por assim dizer. Para eles existem duas espécies: o entérico canino (CCoV) e o respiratório canino (CRCov e menos comum). Como a doença não é muito diagnosticada por veterinários, já que os cães infectados se encontravam em bom estado de saúde apresentando sinais brandos e tratáveis de diarreia para o primeiro caso e tosse ou espirro para quando atingidos pelo CRCoV.
Um maior cuidado apresenta-se quando o cão é filhote, idoso ou possui imunossupressão; ainda, mesmo em qualquer faixa etária, quando o cão apresenta qualquer outra infeção associada. Para que você possa prevenir isso, o conselho é simples: leve ao veterinário para fazer a vacinação correta e anualmente.
As vacinas que você deve solicitar ao seu médico veterinário são as múltiplas, como a V8, V10, V11 e V12. O protocolo de vacinação varia de acordo com a idade e médico veterinário, mas, de um modo geral, já é possível fazer a vacinação a partir dos 45 dias, recebendo a primeira dose.
Agora, quando falamos do coronavírus felino, estamos falando da temida PIF (Peritonite Infecciosa Felina). A PIF se origina de uma mutação do FECV (coronavírus entérico felino) que acontece dentro do organismo do animal. O FECV é um vírus comum entre os gatos, principalmente entre gatos de rua e que vivem em colônias com muitos gatos; ele causa uma diarreia, no qual o vírus é liberado, que o gato acaba se sujando e quando faz a própria limpeza, ingere o vírus e acaba levando para outros gatos desta comunidade. Ou seja, toda a comunidade felina daquele local é contaminada com uma facilidade gigantesca. Um adendo é que: o FECV também pode ser transmitido da mãe para o filhote durante a gestação e durante a amamentação.
Se o gato tem FECV não significa que ele vai ter PIF! A PIF é a doença.
Não existe uma resposta concreta do que pode fazer essa mutação acorrer (FECV mutar para PIF), mas estudos apontam que o causador é o stress por ocorrer uma queda de imunidade no felino. Também apontam para desnutrição, verminoses, pré-disposição genética e gatos que possuem outras doenças que atingem o sistema imunológico como FIV e a FELV.
Duas noticia boas nesta parte: a PIF é considerada uma doença rara, já que apenas de 1 a 10% dos gatos contaminados com a FECV vão desenvolve-la. E, a doença “mutada” em si, não é transmitida entre gatos (somente o vírus FECV).
A PIF é a inflamação do peritônio, que é a membrana que envolve toda a cavidade abdominal do gato. Os sintomas são inespecíficos, como: febre, diarreia, perda de peso, etc. Existem dois tipos: a PIF efusiva úmida e a PIF não efusiva (seca). Das quais poderemos falar em outro momento.
A informação mais importante sobre a PIF é: ela é mortal para o seu gato! Ela não tem cura, mas existem tratamentos paliativos que podem ajudar a prolongar a vida dos gatos e deixar eles mais confortáveis. A progressão da doença pode ser reduzida com antibióticos, antiinflamatórios e quimioterápicos.
Agora que já sabemos quem e como os animais são infectados pelo Coronaviridae, sabemos que a transmissão entre coronavirus de diferentes espécies não é passível de existir, mas também sabemos que o novo COVID-19 sobrevive muito bem no ambiente. Ou seja, caso a pessoa esteja infectada com esse vírus, passe a mão com alguma secreção contaminada, seja no sofá ou seja no pelo do seu animal, aquele vírus vai sobreviver naquela superfície (em média de 3 dias). Então é preferível que se tome um extremo cuidado com as secreções de pessoas infectadas, não deixando que seu animal tenha contato com elas, como: lambida no rosto, arranhões, beijar focinhos, entre outros. Pois querendo ou não, é possível que, com a sobrevivência do novo vírus, ele volte a ocorrer a infecção no corpo da pessoa. Não significa que o COVID-19 passou para o animal, significa que o vírus sobreviveu nestas secreções e que a pessoa voltou a ter contato com elas.
A dica continua sendo a mesma: teve que sair? Voltou, tire os calçados na porta, higienize-os, lave as mãos com água e sabão ou álcool gel, coloque a roupa no cesto e leve para lavar. Na rua, cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, evite aglomerações, mantenha os ambientes bem ventilados, não compartilhe objetos pessoais. Caso não tenha a possibilidade de ficar em casa, higienize seu ambiente de trabalho e mantenha, no mínimo, um metro de distancia da outra pessoa.
Caso você não esteja infectado, não use mascaras, elas são de uso exclusivo de pessoas doentes, pois elas não ajudam a você a não pegar o vírus, mas sim a não dissemina-lo!
São medidas que podem ser extremas, mas antes se preocupar de mais a dar chance de perder um ente querido ou perder a própria saúde.
Vacine seus animais.
Castrar é um ato de amor!
♥