
O Ibovespa fechou a sessão nesta segunda-feira com queda de 2,02%, a 78.876,22 pontos, no menor nível em uma semana, após passar o dia com mais de 3% de declínio. Mas o que isso significa? Significa que as ações de empresas como Petrobrás, Gol, Itaú, Azul, entre outras, estão 2,02% menos valiosas, resumindo em milhões de perdas para os investidores mundiais.
O índice Bovespa indica o desempenho de ações das maiores empresas do mercado de capitais do país e serve como referência para investidores do mundo todo há 50 anos e pode ser influenciado por diversos fatores como a situação política local e internacional.
Em tempos de instabilidade política local, os valores das ações de empresas estatais, por exemplo, perdem valor e recebem menos investimentos, uma vez que as administrações são alvos de dúvidas. Já quando outros países estão em disputas políticas os valores das ações também são afetados, pois os investidores, com base nos estudos de analistas , ficam acuados em investir em ações externas a de seus países.
Em suma, para que os índices fechem em alta ou queda, é preciso que os investidores apostem nas ações de empresas nacionais como um todo, para que todas as empresas que fazem parte do índice estejam estáveis e isso depende das análises bem fundamentadas de profissionais que se dedicam a identificar e antecipar possíveis eventos que determinem a valorização ou desvalorização das ações destas empresas.